segunda-feira, julho 13, 2009

Usando Reflection

A um tempo atrás desenvolvi um gerador de classes, logo depois incrementei um gerador de interface seguindo um padrão pré estabelecido. Algumas vezes criar geradores pode ser uma solução para criar um projeto do zero com uma certa garantia de qualidade. Digo isso porque normalmente o código gerado não contém erros(pelo menos eu acho que não pode!).
Em todo caso sistemas que estão em constante mudanças, o gerador se torna uma ferramenta superficial e que pode causar dor de cabeça. Isso porque para continuar utilizando o gerador o desenvolvedor usará seu tempo programando o código a ser gerado e não o código final.
Uma outra abordagem para evitar o gerador e não comprometer o tempo que seria ganho com ele, é criar telas genéricas e manipular as classes dinamicamente.
No exemplo abaixo criei um método que carrega os dados do objeto e popula os campos da tela conforme um arquivo XML que contém a definição para cada campo.
protected void CarregarObjeto(string codigo)
{
Assembly a = Assembly.Load("MyClassLib");
var obj = a.CreateInstance("MyNamespace.MyClass");
Type t = obj.GetType();
PropertyInfo[] pInfo = t.GetProperties();
// pInfo[0] = PK
if (t.GetProperties()[0].PropertyType.FullName == "System.String")
{
pInfo[0].SetValue(obj, codigo, null);
}
else
{
pInfo[0].SetValue(obj, Convert.ToInt32(codigo), null);
}

t.GetMethod("Load").Invoke(obj, null);

foreach (PropertyInfo p in t.GetProperties())
{
if (p.GetValue(obj, null) != null && plhCadastro.FindControl(string.Concat("txt", p.Name)) != null)
{
((TextBox)plhCadastro.FindControl(string.Concat("txt", p.Name))).Text = p.GetValue(obj, null).ToString();
}
}
}