quinta-feira, agosto 06, 2009

Windows CE Application

Farei uma abordagem de um aplicativo para Windows CE utilizando o Visual Studio 2008 e o Framework 2.0 e em breve tutorial de como fazer deploy para um dispositivo movel e algumas dicas do erros mais comuns.

Inicialmente é preciso intalar:
  • ActiveSync para Windows XP ou o Windows Mobile Device Center para Windows Vista.
  • .Net Framework 2.0 ou superior, no PC e no dispositivo o Compact Framework.
Dica: Caso não instale o Compact Framework no dispositivo, ao rodar a aplicação aparecerá um erro de falta de componentes. Isso pode ser uma DLL do projeto faltando ou até o Compact Framework. No meu caso tive esse problema, o único erro que aparecia era esse número 0x89731705 ainda não sei exatamente se ele se refere a falta de componente ou a falta de espaço no disco quando tentava instalar o CF.

Feito isso basta desenvolver o aplicativo e fazer o deploy. Algumas configurações úteis para o deploy.

Em propriedades, devices, verifique:
  • Target Device está selecionado corretamente.
  • Output file folder está selecionado para o local correto onde a aplicação será copiada.
  • Remova o check Deploy the lastest cersion of .net compat.... (no meu caso, ao selecionar essa opção o VS copia o CF.cab - intalador - para dentro da pasta windows e como não tenho espaço livre deixei para instalar o CF direto do dispositivo).
Depois de ajustar as propriedades isso é só fazer o deploy e rodar a aplicação. Não esqueça de instalar o Compact Framework!

Uma dica muito útil é instalar o Remote Display Control, pra poder acessar o dispositivo remotamente, ainda mais quando se trata de um coletor com poucas teclas e sem touch screen.